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para ver uma das cenas
mais famosas do cinedramalhão
O ébrio
(Gilda de Abreu, 1946),
com Vicente Celestino
BALAIO PORRETA 1986
n° 2437
Rio, 27 de setembro de 2008
Atualização: 20:12h
Podemos não gostar de O ébrio, por questões estéticas, mas não podemos ignorá-lo, por questões culturais. Quando de sua exibição em Caicó (RN), por exemplo, em 1950/51, quase toda a cidade, com seus gloriosos 5 mil habitantes, chorou com o drama do personagem vivido por Vicente Celestino: choravam mulheres, homens e crianças, choravam vivos e mortos, os que foram ver o filme e os que não puderam vê-lo. E até o dono do Cine Pax, o 'Seu' Clóvis, chorava durante as sesssões do maior dramalhão da história do cinema brasileiro. Por que não incluí-lo, pois, nem que seja tardiamente, em minh'A cinemateca imaginária?
(Moacy Cirne, Balaio Porreta)
Cinema
OS MELHORES FILMES DOS ANOS 40
[ segundo A cinemateca imaginária ]
1. Cidadão Kane (Welles, 1941)
2. Dia de ira (Dreyer, 1943)
3. A terra treme (Visconti, 1948)
4. My darling Clementine (Ford, 1946)
5. O boulevard do crime (Carné, 1945)
6. Desencanto (Lean, 1945)
7. O terceiro homem (Reed, 1949)
8. Alemanha, ano zero (Rossellini, 1947)
9. O tesouro de Sierra Madre (Huston, 1948)
10. Soberba (Welles, 1942)
11. Roma, cidade aberta (Rossellini, 1945)
12. Ivan, o terrível, 1 & 2 (Eisenstein, 1944 & 1946)
13. Rio Vermelho (Hawks, 1949)
14. Pai e filha (Ozu, 1949)
15. Carta de uma desconhecida (Ophuls, 1948)
16. Laura (Preminger, 1944)
17. Jour de fête (Tati, 1947)
18. As vinhas da ira (Ford, 1940)
19. Adúltera (Autant-Lara, 1947)
20. Ladrões de bicicicleta (De Sica, 1948)
21. A dama de Shangai (Welles, 1948)
22. O grande ditador (Chaplin, 1940)
23. O diabo disse não (Lubitsch, 1942)
24. Consciências mortas (Wellman, 19943)
25. Louisiana story (Flaherty, 1949)
26. A costela de Adão (Cukor, 1949)
27. As oito vítimas (Hamer, 1949)
28. Punhos de campeão (Wise, 1949)
29. As damas do Bosque de Bolougne (Bresson, 1945)
30. Pacto de sangue (Wilder, 1945)
31. Casablanca (Curtiz, 1942)
32. Os melhores anos de nossas vidas (Wyler, 1946)
33. Os visitantes da noite (Carné, 1942)
34. Este mundo é um hospício (Capra, 1944)
35. Macbeth (Welles, 1948)
36. O ébrio (Gilda de Abreu, 1946) /agora incluído/
Principais curtas:
Sangue das bestas (Franju, 1948)
Gente del Pò (Antonioni, 1942-47)
Meshes of the afternoon (Daren, 1943)
Begone dull care (McLaren, 1948)
[que pode ser re/visto no Poema/Processo,
postagem do dia 21 de setembro]
OS MELHORES FILMES DOS ANOS 40
[ segundo A cinemateca imaginária ]
1. Cidadão Kane (Welles, 1941)
2. Dia de ira (Dreyer, 1943)
3. A terra treme (Visconti, 1948)
4. My darling Clementine (Ford, 1946)
5. O boulevard do crime (Carné, 1945)
6. Desencanto (Lean, 1945)
7. O terceiro homem (Reed, 1949)
8. Alemanha, ano zero (Rossellini, 1947)
9. O tesouro de Sierra Madre (Huston, 1948)
10. Soberba (Welles, 1942)
11. Roma, cidade aberta (Rossellini, 1945)
12. Ivan, o terrível, 1 & 2 (Eisenstein, 1944 & 1946)
13. Rio Vermelho (Hawks, 1949)
14. Pai e filha (Ozu, 1949)
15. Carta de uma desconhecida (Ophuls, 1948)
16. Laura (Preminger, 1944)
17. Jour de fête (Tati, 1947)
18. As vinhas da ira (Ford, 1940)
19. Adúltera (Autant-Lara, 1947)
20. Ladrões de bicicicleta (De Sica, 1948)
21. A dama de Shangai (Welles, 1948)
22. O grande ditador (Chaplin, 1940)
23. O diabo disse não (Lubitsch, 1942)
24. Consciências mortas (Wellman, 19943)
25. Louisiana story (Flaherty, 1949)
26. A costela de Adão (Cukor, 1949)
27. As oito vítimas (Hamer, 1949)
28. Punhos de campeão (Wise, 1949)
29. As damas do Bosque de Bolougne (Bresson, 1945)
30. Pacto de sangue (Wilder, 1945)
31. Casablanca (Curtiz, 1942)
32. Os melhores anos de nossas vidas (Wyler, 1946)
33. Os visitantes da noite (Carné, 1942)
34. Este mundo é um hospício (Capra, 1944)
35. Macbeth (Welles, 1948)
36. O ébrio (Gilda de Abreu, 1946) /agora incluído/
Principais curtas:
Sangue das bestas (Franju, 1948)
Gente del Pò (Antonioni, 1942-47)
Meshes of the afternoon (Daren, 1943)
Begone dull care (McLaren, 1948)
[que pode ser re/visto no Poema/Processo,
postagem do dia 21 de setembro]
3 comentários:
Moacy,
Revendo a presença de O Diabo Disse Não entre os seus melhores dos anos 1940, vejo a coincidência de tê-lo visto e revisto há poucos dias. É um dos melhores Lubitsch. Quanto a O Ébrio, respeito a razão afetiva que o levou, agora, a listá-lo, porém não consigo concordar com a inclusão. Enfim... Abraço.
Moacy: não conheço 9 de sua lista dos 'melhores dos anos 40'. E não concordo com a inclusão de dois filmes: 'Roma, cidade aberta'(que, na minha opinião,envelheceu muito) e 'O ébrio', um dramalhão somente digno de choros e velas.
Um abraço...
Moacy,seu balaio está recheado de poesias, vôos e imagens. Tem crateras no espartilho. Beijos
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