Natal dos anos 20/30 do século passado:
a Praça Pe. João Maria (antiga Praça da Alegria)
e a Rua João Pessoa.
Ao fundo, as dunas do bairro da Solidão
(hoje, Petrópolis e Tirol)
a Praça Pe. João Maria (antiga Praça da Alegria)
e a Rua João Pessoa.
Ao fundo, as dunas do bairro da Solidão
(hoje, Petrópolis e Tirol)
Foto de autoria não-identificada,
a partir da torre da Catedral velha
BALAIO PORRETA 1986
n° 2593
Natal, 10 de março de 2009
O principal objetivo do escritor não é o que ele escreve. Sua necessidade primeira é escrever. Escrever, isto é, ausentar-se do mundo e de si mesmo para, eventualmente, fazer disso a matéria de elaborações literárias. É apenas num segundo momento que se põe a questão do "tema" a ser tratado.
(André GORZ. Carta a D.; história de um amor, 2006)
ALUMIADA
Lilia Diniz
Careço de ti
iluminando meus dias
com a lamparina
dos teus olhos
RECOLHIMENTO
Lisbeth Lima (RN)
Quando entro numa igreja,
uma igreja entra em mim.
CONDOMÍNIO
Adelaide Amorim
[ in Inscrições ]
o hálito
não te pertence
: perfume destinado
desde sempre
a quem te colhe
pétalas na pele
BEBENDO VOCÊ
Sandra Camurça
quero você na minha boca
inteiro
na minha boca
até a última gota
a partir da torre da Catedral velha
BALAIO PORRETA 1986
n° 2593
Natal, 10 de março de 2009
O principal objetivo do escritor não é o que ele escreve. Sua necessidade primeira é escrever. Escrever, isto é, ausentar-se do mundo e de si mesmo para, eventualmente, fazer disso a matéria de elaborações literárias. É apenas num segundo momento que se põe a questão do "tema" a ser tratado.
(André GORZ. Carta a D.; história de um amor, 2006)
ALUMIADA
Lilia Diniz
Careço de ti
iluminando meus dias
com a lamparina
dos teus olhos
RECOLHIMENTO
Lisbeth Lima (RN)
Quando entro numa igreja,
uma igreja entra em mim.
CONDOMÍNIO
Adelaide Amorim
[ in Inscrições ]
o hálito
não te pertence
: perfume destinado
desde sempre
a quem te colhe
pétalas na pele
BEBENDO VOCÊ
Sandra Camurça
quero você na minha boca
inteiro
na minha boca
até a última gota
APRENDIZ DE FEITICEIRO
Simão Pessoa
[ in Matou Bashô e foi ao cinema ]
Poeta não é quem transa a terra e o mangue
Poeta não é quem traça a troça e o chiste
Poeta é quem põe a terra em transe
Repeteco
Simão Pessoa
[ in Matou Bashô e foi ao cinema ]
Poeta não é quem transa a terra e o mangue
Poeta não é quem traça a troça e o chiste
Poeta é quem põe a terra em transe
Repeteco
ALMANAQUE
Os filmes preferidos de FEDERICO FELLINI
[ reproduzido in O Anjo Exterminador ]
Maciste all'inferno (Brignoni)
Luzes da cidade (Chaplin)
Fra' diavolo (Roach, Rogers)
Frankenstein (Whale)
No tempo das diligências (Ford)
Paisà (Rossellini)
2001: uma odisséia no espaço (Kubrick)
O discreto charme da burguesia (Buñuel)
Toto e Peppino divisi a Berlino (Bianchi)
Entrevista (Fellini)
Os filmes preferidos de FEDERICO FELLINI
[ reproduzido in O Anjo Exterminador ]
Maciste all'inferno (Brignoni)
Luzes da cidade (Chaplin)
Fra' diavolo (Roach, Rogers)
Frankenstein (Whale)
No tempo das diligências (Ford)
Paisà (Rossellini)
2001: uma odisséia no espaço (Kubrick)
O discreto charme da burguesia (Buñuel)
Toto e Peppino divisi a Berlino (Bianchi)
Entrevista (Fellini)
12 comentários:
Cercado de bom gosto.
Gostei de vir aqui.
Amigos:
Como a Cidade do Natal era bonita! Sobrou algo, claro.
Abraços:
Marcos Silva
Oi Moacy.
Terça-feira poética, predominantemente feminina? Gostei, claro. Mas gostei mais da citação do Anndré Gorz. Certeira.
Um abraço.
Não é que a Bárbara tem toda razão? E eu gostei especialmente do "Bebendo você", da Sandra Camurça. bjs, querido.
Menino, tou passando rapidinho só pra agradecer a (re)publicação do poeminha.
Beijos.
Ah, um beijo pra Sheyla também.
Caro Moacy,
A lista de Fellini vem confirmar uma vez mais que os grandes diretores, via de regra, não são grandes cinéfilos. Não conheço o primeiro, o terceiro e o nono filmes. Mas se se pode aceitar "Entrevista", como, provavelmente, uma escolha de fundo afetivo, já que está atrás de muitos filmes dele, não se pode ter o mesmo procedimento em relação a "No Tempo das Diligências" e a "O Discreto Charme da Burguesia". Embora o primeiro seja um filme extraordinário, não é o maior de Ford, mesmo entre os "westerns". Já Buñuel tem filmes superiores a "O Discreto"..., embora goste muito desse filme. E cadê "Cidadão Kane","A Grande Ilusão", "A Regra do Jogo", entre outras obras fundamentais do cinema? Enfim... Um abraço.
Prezado Sobreira:
A maior cinefilia de Fellini foi fazer os filmes que ele fez, aproveitando muita coisa dos filmes alheios, como todo grande diretor o faz. Vc tem razão quando fala sobre o caráter afetivo da escolha de "Entrevista". É possível que o mesmo critério se aplique aos outros filmes. Pessoalmente, gosto muito de "2001", não sei se é o melhor Kubrick (o páreo é duro!). Enfim, gostei de encontrar Totó entre os favoritos dele: pode até não ser um grande filme mas é um grande ator-figura.
Abraços:
Marcos Silva
Moacy,
agradeço a publicação do meu dístico Recolhimento...é sempre bom vir aqui;é sempre se ver aqui.
Um abraço, Lisbeth
Moacy,
Porque é que as imagens do "antigamente" são quase universais!
E ser poeta não é coisa fácil... gostei do Aprendiz de Feiticeiro
Um cheiro
Moacy querido, vim curtir os poeminhas e as companhias. Sempre ótimo, o Balaio.
Beijo!
Moacy querido, obrigada pela visita no ranchinho e volte sempre que puder e quiser catar uns versim de nossa lavoura.
xerim
Lilia Diniz
Oi, Moa!
Adorei esse post. Primeiro a foto, depois o que André Gorz fala sobre o escritor (ou sobre escrever)e todos esse poemas curtinhos e deliciosos...
Estou lendo mais, já que tenho que recuperar os capítulos eprdidos d'O Livro dos Livros...
p.s. reagi!
beijos
Postar um comentário