Recife Carnaval Frevo
Foto de
Nivaldo Almeida Filho
in
TrekEarth Com
BALAIO PORRETA 1986
n° 2218
Rio, 28 de janeiro de 2008
TEM UM LANCE DE LUA NO NÉON
Angela Melim
[ in Vale o escrito. Rio, 1981 ]
Tem um lance de lua
no néon, a lua é fria
a mulher ri
agulha
o salto da sandália devagar
mergulha - de verniz, cintila - e voa
fura
todas as letras do hotel gritam no céu.
OS GRANDES SUCESSOS CARNAVALESCOS
a partir de 1922 (2)
Cidade maravilhosa (André Filho, 1934), marcha
O orvalho vem caindo (Noel Rosa & Kid Pepe, 1934), samba
Linda lourinha (João de Barro, 1934), marcha
Ride palhaço (Lamartine Babo, 1934), marcha
A cuíca tá roncando (Raul Torres, 1835), batucada
Vou cair no frevo (Capiba, 1935), frevo-canção
É bom parar [Por que bebes tanto assim, rapaz?] (Rubens Soares, 1936), samba
Pierrô apaixonado (Noel Rosa & Heitor dos Prazeres, 1936), marcha
Cadê Mimi (João de Barro & Alberto Ribeiro, 1936), marcha
Pirata (João de Barro & Alberto Ribeiro, 1936)
Querido Adão (Benedito Lacerda & Osvaldo Santiago, 1936), marcha
Mamãe eu quero (Jararaca & Vicente Paiva, 1937), marcha
Como vais você (Ari Barroso, 1937), marcha
Lig-Lig-Lig-Lé (Paulo Barbosa & Osvaldo Santiago, 1937), marcha
Abre a janela (Arlindo Marques Jr. & Roberto Roberti, 1938), samba
Pastorinhas (João de Barro & Noel Rosa, 1938), marcha
Touradas em Madri (João de Barro & Alberto Ribeiro, 1938), marcha
Yes, nós temos bananas (João de Barros & Alberto Ribeiro, 1938), marcha
Periquitinho verde (Antônio Nássara & José de Sá Roris, 1938), marcha
Seu condutor (Alvarenga, Ranchinho & Herivelto Martins, 1938), marcha
A jardineira (Benedito Lacerda & Humberto Porto, 1939), marcha
Quem tem amor não dorme (Capiba, 1939), frevo-canção
Florisbela (Antônio Nássara & Erastóstenes Frazão, 1939), marcha
Sei que é covardia (Ataulfo Alves & Claudionor Cruz, 1939), samba
Ó seu Oscar (Wilson Batista & Ataulfo Alves, 1940), samba
Não sei o que fazer (Capiba, 1940), frevo-canção
Linda flor da madrugada (Capiba, 1940), frevo-canção
Angela Melim
[ in Vale o escrito. Rio, 1981 ]
Tem um lance de lua
no néon, a lua é fria
a mulher ri
agulha
o salto da sandália devagar
mergulha - de verniz, cintila - e voa
fura
todas as letras do hotel gritam no céu.
OS GRANDES SUCESSOS CARNAVALESCOS
a partir de 1922 (2)
Cidade maravilhosa (André Filho, 1934), marcha
O orvalho vem caindo (Noel Rosa & Kid Pepe, 1934), samba
Linda lourinha (João de Barro, 1934), marcha
Ride palhaço (Lamartine Babo, 1934), marcha
A cuíca tá roncando (Raul Torres, 1835), batucada
Vou cair no frevo (Capiba, 1935), frevo-canção
É bom parar [Por que bebes tanto assim, rapaz?] (Rubens Soares, 1936), samba
Pierrô apaixonado (Noel Rosa & Heitor dos Prazeres, 1936), marcha
Cadê Mimi (João de Barro & Alberto Ribeiro, 1936), marcha
Pirata (João de Barro & Alberto Ribeiro, 1936)
Querido Adão (Benedito Lacerda & Osvaldo Santiago, 1936), marcha
Mamãe eu quero (Jararaca & Vicente Paiva, 1937), marcha
Como vais você (Ari Barroso, 1937), marcha
Lig-Lig-Lig-Lé (Paulo Barbosa & Osvaldo Santiago, 1937), marcha
Abre a janela (Arlindo Marques Jr. & Roberto Roberti, 1938), samba
Pastorinhas (João de Barro & Noel Rosa, 1938), marcha
Touradas em Madri (João de Barro & Alberto Ribeiro, 1938), marcha
Yes, nós temos bananas (João de Barros & Alberto Ribeiro, 1938), marcha
Periquitinho verde (Antônio Nássara & José de Sá Roris, 1938), marcha
Seu condutor (Alvarenga, Ranchinho & Herivelto Martins, 1938), marcha
A jardineira (Benedito Lacerda & Humberto Porto, 1939), marcha
Quem tem amor não dorme (Capiba, 1939), frevo-canção
Florisbela (Antônio Nássara & Erastóstenes Frazão, 1939), marcha
Sei que é covardia (Ataulfo Alves & Claudionor Cruz, 1939), samba
Ó seu Oscar (Wilson Batista & Ataulfo Alves, 1940), samba
Não sei o que fazer (Capiba, 1940), frevo-canção
Linda flor da madrugada (Capiba, 1940), frevo-canção
DISCOS QUE ME EMOCIONAM
Pernambuco falando para o mundo, de Antonio Nóbrega [Brincante BR 0003, grav. 1998]. Com Adriano Busko,Bré e Gabriel Almeida, na percussão; Antonio Bombarda e Oswaldinho, no acordeão; Cláudio Faria e Enoque Chagas, no trompete; Daniel Allain e Eugênia Nóbrega, na flauta e flautim; Spok, no sax alto; Marco César, no bandolim, cavaquinho e viola; Antonio Nóbrega, no violino e rabeca. E outros. Entre as várias faixas, do mais saboroso requinte popular, há uma versão quase camerística do célebre Vassourinhas e uma seleção de Capiba absolutamente inolvidável, incluindo De chapéu-de-sol aberto, Oh! Bela, Cala a boca menino, Frevo e ciranda, além de Trombone de prata. Há, ainda o frevo Formigão, de Felinho (Félix Lins de Albuquerque, 1895-1980). Para que tenhamos idéia da importância de Felinho, basta dizer que ele é o criador, nos anos 40, das variações rítmicas que fizeram e fazem de Vassourinhas (1909) o sucesso maior do carnaval pernambucano como entendemos até hoje. Enfim, um disco para se ouvir não apenas nos dias de folia: um disco para se ouvir em qualquer época do ano.
Pernambuco falando para o mundo, de Antonio Nóbrega [Brincante BR 0003, grav. 1998]. Com Adriano Busko,Bré e Gabriel Almeida, na percussão; Antonio Bombarda e Oswaldinho, no acordeão; Cláudio Faria e Enoque Chagas, no trompete; Daniel Allain e Eugênia Nóbrega, na flauta e flautim; Spok, no sax alto; Marco César, no bandolim, cavaquinho e viola; Antonio Nóbrega, no violino e rabeca. E outros. Entre as várias faixas, do mais saboroso requinte popular, há uma versão quase camerística do célebre Vassourinhas e uma seleção de Capiba absolutamente inolvidável, incluindo De chapéu-de-sol aberto, Oh! Bela, Cala a boca menino, Frevo e ciranda, além de Trombone de prata. Há, ainda o frevo Formigão, de Felinho (Félix Lins de Albuquerque, 1895-1980). Para que tenhamos idéia da importância de Felinho, basta dizer que ele é o criador, nos anos 40, das variações rítmicas que fizeram e fazem de Vassourinhas (1909) o sucesso maior do carnaval pernambucano como entendemos até hoje. Enfim, um disco para se ouvir não apenas nos dias de folia: um disco para se ouvir em qualquer época do ano.
5 comentários:
Covardia, Moacy!!! Quer me matar do coração, seu...seu...
(Sandra, olha os modos, olhos os mdos).
!!!ADOREI!!!
BEIJOS!!!
Ei,
bela lista dos grandes sucessos carnavalescos. E por falar nele, de novo já chegou a folia.
Um abraço
Jacinta
Caro Moacy,
Queria a sua autorização para colocar no meu blogue a reprodução do quadro de Di Cavalcanti. Claro que lhe darei o crédito. Mudando: ontem vi o filme de Resnais. Gostei muito, mas concordo com você que não é uma obra-prima. Mas é um grande filme. É provável que o comente na próxima semana. Abraço.
Caríssimo Moacy, descoberta feita! As pinturas que estão lá no Copablog, são de autoria de Marcio Melo.
Um beijão
Caro SOBREIRA: Quem sou eu para autorizar algo que "pesquei" na própria internet? Em 95% das vezes, cito a fonte e, em número bem menor, peço autorização, quando possível; foi o que aconteceu com a postagem de hoje. A única coisa que pode acontecer, no caso de Di (já que os nossos blogues, de cunho amadorístico, não são comerciais), acredito, é um pedido de exclusão da imagem. Já me aconteceu uma vez, recentemente: a fotógrafa Ossiane, de Paris, no mesmo dia em que publiquei a sua foto, solicitou-me que a retirasse. Prontamente a atendi. Portanto, fique à vontade para reproduzir o belo trabalho de Di; mas não cite a fonte. Não sou dono do mesmo. Nem poderia. Um grande abraço.
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