domingo, 22 de abril de 2007

DOIS POEMAS de
CHICO DOIDO DE CAICÓ (RN)

Sonhei um sonho arretado:
As raparigas de Maria Boa
Me lambiam
Da cabeça aos pés.
Quando acordei
Lampeão Virgulino
Me olhava com olhos
De poucos amigos.
Caguei-me todinho.

* * *

Muitos são doutores em astrologia
Alguns são doutores em politicagem
Outros são doutores em teologia
Vários são doutores em viadagem
Chico Doido é doutor em bucetologia
Os demais são doutores em sacanagem.

[ in 69 poemas de Chico Doido de Caicó.
Natal: Sebo Vermelho, 2002 ]


BALAIO PORRETA 1986
nº 2002
Rio, 23 de abril de 2007



O DIARIM DE MARIA BUNITA - V
(Divulgação: Menina Arretada do Seridó)

Ôje fiquei toda arrupiada, quirido diarim. Pois num é qui o Capitão me garrô pur trais e sapecô um xêro tão aprumado no meu cangote qui mais um pouquim e eu me desmanchava toda. Inté me isquici qui existia o carnavá de Olindra e tumbem daquele danado de diabo lôro. Só não consigo isquecê mermo é do tá do beco da lama, me contaro que lá é um lugar muito ótimo e, pode inté parecer frescura, mais tô precisando de gente que endireite direitim o meu califon e as minhas calçolas, apois o capitão pra isso é mei desajeitado. E uma fême, mesmo sendo cangacera como sô, pricisa de certas mulerices, né não diarim? O diacho é qui a capitá do Rio Grande é longe pur dimais. Vô tê que isperá qui o Capitão resolva invadi e faça istrupulia numa cidade qui tem o nome parecido com Moxotó, Mororó, Mossoró, uma coisa assim, e qui fica pertim da capitá. Enquanto o capitão vai si diverti com as donzela de lá, peço licença a ele pra conhecer o tá beco tão famoso. Parece que a coisa é certa: Jararaca garantiu pra ele qui a tá cidade de nome isquisito mais bunito é a coisa mais fáci do mundo de conquistá, inquanto ele conquista Moxoró, eu conquisto os minino do beco, ah, conquisto sim diarim, e pode apostá, eles num vão mais nunca me isquecê, vão não.

8 comentários:

Marconi Leal disse...

Ah, finalmente habilitaste os comentários! Dava agonia chegar aqui e não poder dizer nada. O que não disse antes, digo agora. Este Balaio continua dez, Moaça! Só sinto falta daquelas citações que havia no outro. Abração!

o refúgio disse...

Que maravilha começar a semana às gargalhadas! :D Chico doido é bom demais.

"califon"... Fazia tempo que eu não ouvia essa palavra. Esse "Diarim" a cada semana está melhor, MoacY!

Ah, muito grata pelo seu último comentário no refúgio, viu?

Beijo grande.

Anônimo disse...

Chico Doido é "o" cara.
Um abraço.

Unknown disse...

Caro amigo Moacy,
Essa semana Thaís me emprestou o livro, li e realmente não me conti, era só risos, muito bom mesmo.
Um forte abraço.

Anônimo disse...

Oi, Ericsson, que bom que você gostou do livro de Chico Doido. Animado para a grande final do próximo domingo? Estaremos em campos opostos. Um grande abraço.

Unknown disse...

Amigo Moacy,
Diga para o capitão tomar cuidado com as estripolias de dona Maria. Se ela inventar de vir ao Bco da Lama, o capitão pode levar um crifre do tamanho do mundo. É que os cabras do Beco estão todos secos, só esperando a oportunidade de agarrar uma Maria Bunita toda dengosa. Se o capitão já correu de Mossoró com o rabo entre as pernas, uma cidade que trata Virgulino como héroi, imagina a carreira que levará do Beco, onde os cabras são mordidos com cangaceiros!
Forte abraço.

Anônimo disse...

Meu caro ALEX: Não tenho como entrar em contato com o Capitão; apenas divulgo o trabalho de pesquisa feito por uma historiadora e antrópologa seridoense, que obteve os originais do tal Diarim. Pelo que tenho visto - e vocês também -, o Capitão anda mal assessorado a respeito de Mossoró. Também deu para perceber que os baseados de Olinda mexeram com a cabeça de Dona Maria. De minha parte, não sei se irá - ou não - ao Beco. Afinal, além do Capitão, não esqueçamos, há de igual modo o interesse do Corisco na prendada moçoila. Um grande abraço.

Unknown disse...

Caro Moacy, realmente estou muito empolgado com o jogo, além do mais o vermelhão joga pelo empate, agora um fato extra campo vem atormentando as famílias de verdadeiros torcedores, depois da criação destas malditas máfia e gang, os clássicos vem se manchando de sangue (uma pena), vamos mais uma vez rezar para a polícia fazer um bom trabalho.
Até a vitória se deus quizer.
Um forte abraço e parabens pelo seu fluminense que segue firme na copa do brasil.