terça-feira, 27 de maio de 2008

A Igreja do Galo e o Convento de Santo Antônio,
no centro de Natal
Foto
de
BALAIO PORRETA 1986
nº 2325
Natal, 27 de maio de 2008
Eu fui louca o suficiente para construir castelos. E fui santa o bastante para destruí-los. (Jeanne Araújo)
UMA PEQUENA HISTÓRIA COM ARIANO SUASSUNA
O relato a seguir foi "costurado", oralmente, como palestrante, pelo escritor paulista Ignácio de Loyla Brandão, no ENE 2006, em Natal:
"... nas última Jornada de Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, o Ariano Suassuna foi chamado para receber um título de Doutor Honoris Causa e ele deu uma aula-magna. Claro, uma aula-magna à moda do Ariano, que é uma pessoa de vasta cultura e vasto humor e vasto mau humor e tudo. Mas fascinante. E Ariano estava falando exatamente dessas pessoas com nomes às vezes complicados e que nos deixam suando nas noites de autógrafos, porque você não sabe bem como se chamam e pensa que não ouviu.
Ele estava na mesa [depois da aula], estava sentado, e a fila vinha vindo, e ele escrevendo. Aí veio o primeiro e falou o nome: Roulrouldrown. 'Como, meu filho?' Roulrouldrown. 'Soletra, por favor'. O cara soletrou, ele escreveu. Veio o segundo: Roultronn. 'Por favor, soletra'. O cara soletrou e aí Ariano ouviu alguém, para o terceiro, atrás na fila: 'Chegando lá, soletra o nome porque o homem é analfabeto'. O cara chegou e disse: 'O meu nome é Hugo - H, U, G, O'. Ariano escreveu."
[in Vozes e reflexões; Anais do I ENE, p.299]

9 comentários:

Anônimo disse...

Ariano é mesmo impagável...
E Natal é linda. Mas não andei muito por lá, porque quando fui ao centro me perdi e nem sei como consegui voltar ao hotel.
Da próxima vez, vou com um mapa da cidade...
Abç

Unknown disse...

Também há um poema seu no Grande Ponto. Abraços.

Marcelo F. Carvalho disse...

Adorei! hehehehe... Ariano é Suassuna em qualquer lugar! Mas, pô, tem uns nomes por aí que mais parecem culinária turca! hehehe
Abraço forte!

Mme. S. disse...

Que maravilha de post! a foto está demais, deu até vontade de rezar. e o "causo" do Ariano, um dos mais engraçados que tinha lido até então. um beijo, meu querido, sua sempre leitora.

Dilberto L. Rosa disse...

Rapaz, essas fotos... E o Ariano é o anlfabeto mais genial que eu conheço! Abraço grande, meu velho!

Jens disse...

Oi Moacy.
Ariano é um dos últimos gigantes da cultura popular.
***
Os tambores da mata estão tocando: é hoje! É HOJE!
Dá-lhe, Flu!
Um abraço e boa sorte.

Marco disse...

Rá! Rá! Rá! Rá!... Parece que eu estou vendo o Ariano contar esta história! Muito bom, caro mestre Moacy! carpe Diem. Aproveite o dia e a vida.

Jens disse...

Moacy:
Parabéns pelo empate de ontem. O Flu me supreendeu. Parecia até o Inter dos bons tempos. Faltam apenas 90 apenas para carimbar o passaporte para a final. O Maraca vai tremer. Estou sentindo cheiro de campeão.
Um abraço.

Anônimo disse...

nossa, que igreja linda!!! e que história engraçada!