segunda-feira, 30 de março de 2009

Imagem redimensionada
a partir do
RetroAtelier


BALAIO PORRETA 1986
n° 2613
Natal, 30 de março de 2009

... não estou defendendo de um modo dogmático que não existe nenhum Deus. O que estou defendendo
é que não sabemos que existe.

(Bertrand RUSSELL. Porque não sou cristão, 1948)


O LIVRO DOS LIVROS
(17a)

Texto estabelecido por
Moatidatotatýne, o Escriba

A plenária sobre os Dez Mandamentos

Como Moysés Sesyom do Sertão demorasse sete dias e sete noites na Serra do Lima, que para muitos pareceram longos 40 dias, o povo - indócil e cansado - pensou em fazer um bezerro de ouro, para adorá-lo como se fora um Deus das Arábias. Moysés Sesyom do Sertão, ao descer da serra, ficou indignado. E indignado também ficou o Senhor das Alturas. Mas o patriarca e profeta tentou aplacar a ira do Todo Poderoso e lhe fez a seguinte proposta: "Muita gente não entenderá o alcance dos Dez Mandamentos. Convocarei uma assembleia para discutir o assunto. Decerto, os infieis abandonarão a ideia do ídolo de ouro".

Mas o Senhor das Alturas não se deu por satisfeito: "Quebrarei os altares dos falsos deuses, pois sou ciumento pra burro. Fui bonzinho em minha proposta dos Mandamentos; não me façam mudar de ideia. Senão, quando se prostituirem com os deuses de barro, serei novamente demoníaco e vingativo. Não tolerarei pedanga(¹) nenhuma. Darei cada pilorada(²) nos ateus, que só vendo!". E o patriarca pediu-lhe que esperasse mais um pouco, 13 ou 14 dias apenas, para que os seridoenses assimilassem os seus Mandamentos. E o Senhor das Alturas, mesmo contrariado, concordou com Moysés Sesyom do Sertão.

E a assembleia foi convocada. E compareceram à assembleia os seguintes interessados: Romério Romário, Sheyla Shayla, Wellington Novaes, Jens Colorado, Carito Ivo Ivo, Frei Leandro, Mercedes Mariana Coelho, Sandra Sandrix, Mirse Mirze, Sinval Leão, e mais 69 membros da comunidade seridoense. Moysés Sesyom do Sertão distribuiu cópias para todos, nomeou-se presidente da assembleia e indicou Sinval Leão para secretariá-lo. Em seguida, leu a pauta da reunião: "1. O alcance astrofísico e estrambólico(³) dos Dez Mandamentos; 2. Suas consequências históricas e epistemológicas; 3. Seu significado bíblico diante do dadaísmo, do neoconcretismo e do zenbudismo". E completou: "Cada um terá direito a três minutos em sua intervenção, prorrogáveis por dois minutos, segundo o meu entendimento".

E Romério Romário interveio: "Questão de ordem! Questão de ordem! É preciso mudar a pauta. Não podemos cair numa discussão bizantina. Sua pauta é por demais abstrata e incompreensível, senhor presidente. Sejamos mais específicos e menos metafísicos. Outra coisa: tem pouquíssima gente presente em nossa reunião. É preciso definir: somos uma democracia popular ou uma democracia representativa? Tem mais: e se formos agnósticos? E se formos dominados pela paixão, em todos os níveis? Além do mais, se posso envernizar minha paixão, posso dar-lhe uma nesga de brilho, não é mesmo? E agora? Serei eu um poeta do futuro?".

Próximo capítulo:
continuação de
A plenária sobre Os dez mandamentos

Nota dos Editores:
(¹) Pedanga : Teimosia; impertinência.
(²) Pilorada : Cacetada.
(³) Estrambólico : Exótico.

14 comentários:

Pedrita disse...

e eu acho que em relação a deus eu acho que nem se defende, se acredita. quem acredita acredita. quem não acredita é difícil uma defesa desacreditar e vice-versa. beijos, pedrita

b disse...

Vou ser paradoxal ou talvez não.
1. Não existem ateus numa pane de avião(Millor Fernandes)
2. Moisés de verdade foi Antônio Conselheiro.
3.Desculpa se escrevi bobagem, foi o que deu vontade de escrever.

Unknown disse...

Ai Moacy!!!! Você vai acabar me matando de tanto rir.
Só assim entendi o que minha avó falava: estrambólico. Ninguém nunca soube.
Mas vem cá Mirze Mirse fazer parte dessa Assembéia, não dá, cara! Pense bem. Visite rapidamente o PAZ e BEM hoje. Mirze Mirse é igual a Tomé.

Parabéns, Moacy! Você, é demais mesmo! E se não for publicar isso, me avise que faço uma edição especial de dois livros, aqui na Xerox.
PORQUE E MUITO BOM!!!!!


Beijos

Mirze

líria porto disse...

senhor das alturas - pelo-me de medo de piloradas!!!

besos!

Unknown disse...

Eis-me aqui...Eis-me aqui!
Moacy, só tenho a agradecer pelas gargalhadas que dou, a cada vez que venho aqui.

Beijão

Mirze

romério rômulo disse...

moacy:
esse romério romário não engana.o
discurso dele é vermelho e deve ser trabalhado e esculpido com foice e martelo.

Beti Timm disse...

Mestre querido,

não sei não,mas to reconhecendo alguns do participantes dessa assembléia! Espero que eles contribuam direitnho e não só façam tumltos!

Beijinhos

Jens disse...

Oi Moacy.
Cara, cheguei atrasado (fui no banheiro) mas cá estou, lépido, fagueiro, aliviado e pedindo a palavra para uma proposta de encaminhamento: vamos eliminar o VII mandamento e passar logo ao processo de votação. De noite tem jogo na TV e eu estou com sede - se é que me faço entender.
Um abraço.

WELLINGTON GUIMARÃES disse...

VEJA BEM, SOU UM CARA IMPARCIAL, UM CARA COMEDIDO, UM CARA SEM ARROUBOS, SEM FANATISMO, SEM FANIQUITOS, PONDERADO, UM QUE SABE SE DISTANCIAR DOS ÍDOLOS. AGORA, SE MARCELO NOVAES É O MÁXIMO, CHICO BUARQUE É PERFEITO, ROMÁRIO É O CÃO, NÃO É CULPA MINHA.
UM ABRAÇO ,

WELLINGTON GUIMARÃES

WELLINGTON GUIMARÃES disse...

´VOLTEI PARA ME REPARAR. PORQUE PODE HAVER ALGUM ENGRAÇADO QUE QUEIRA POR MINHA LENDÁRIA MASCULINIDADE EM JOGO. TENHO MEUS ÍDOLOS FEMININOS SIM, CLARO. ANA PAULA ARÓSIO É MUITO MELHOR POETA QUE MARCELO, TEM A VOZ MUITO MELHOR QUE A DE CHICO BUARQUE, E QUANTO A ROMÁRIO?
O BAIXINHO FEZ O QUE FEZ PORQUE PEGOU MOLEZA, QUERIA VER ELE PASSAR POR ANINHA.

WELLINGTON GUIMARÃES disse...

TÁ BOM, EU SOU CHATO! MAS SÓ ESSA E PARO.
SOU UM DEMOCRATA, ACHO QUE CADA UM DIZ O QUE QUER DIZER, ACHA O QUER ACHAR. RESPEITO TODOS, COMO TEM DE SER.
MAS QUERO DIZER QUE PARA ROMÁRIO NÃO PARTICIPAR DE UMA LISTA DOS MELHORES ATACANTES DO MUNDO(ELE FOI O MELHOR)MAS SE A LISTA PODE TER ABERRAÇÕES, ENTÃO POSSO TIRAR PELÉ.
ORA, SE ROMÁRIO NÃO É O MAIOR ATACANTE DE TODOS OS TEMPOS, PORQUE PELÉ FOI O MELHOR JOGADOR?
É BOM LEMBRAR QUE PÉLÉ NÃO ERA ATACANTE.
O QUE DISSER QUE PELÉ FOI O MELHOR POOR QUE FOI, EU DIGO: NÃO, ELE FOI O MELHOR PELOS NÚMEROS INALCANSÁVEIS QUE TINHA PARA MOSTRAR AO FIM DA CARREIRA.
ROMÁRIO TEM NÚMEROS INCOMPARÁVEIS.
POR ISSO FOI O MELHOR

Adrianna Coelho disse...


esse post tá muito engraçado!
a assembleia está 10! e até pude ouvir o discurso do romério romário! ahahahaahaha

e os comentários estão um show à parte!

vamos esperar o próximo capítulo!

beijos & cheiros, moa. :)

Carito disse...

Eita piula! Tô doidin pra ver a continuação...

Cosmunicando disse...

hahahahaha... essa assembléia bem que podia se reunir num boteco!

e a intervenção do Romério Romário não podia ser mais apropriada... rsrs

beijos Moacy