quinta-feira, 2 de abril de 2009

Imagem:
RetroAtelier


BALAIO PORRETA 1986
n° 2616
Natal, 2 de abril de 2009

Os Dez Mandamentos nunca impediram nada.
Mas deram cada ideia!

(Millôr FERNANDES. A bíblia do caos, 1994)


O LIVRO DOS LIVROS
(17b)

Texto estabelecido por
Moatidatotatýne, o Escriba

A plenária sobre os Dez Mandamentos
- Parte 2 -

E todos concordaram com Romério Romário. E Mirse Mirze acrescentou: "Somos uma democracia representativa, que em breve será igualmente cristã, graças a um cara barbudo chamado Senhor da Cruz, que nascerá no início do Novo Testamento". E todos se surpreenderam com a sua revelação, menos Moysés Sesyom do Sertão. Uma caicoense, então, pediu a palavra e falou em voz alta: "Não seriam esses Mandamentos por demais machistas? Sua visão é masculina. Mire, pense e veja, veja, pense e mire: Não brincarás com as xoxotas e os furicos das mulheres do próximo. Mas o Senhor das Alturas não nos ouviu a respeito, né? Somos as principais interessadas no tema em pauta".

E Mercedes Mariana Coelho disse: "Mas há uma coisa boa nesse Mandamento em particular: poderemos brincar com o sexo dos homens, nada foi dito em contrário, num é verdade? Assim como nada foi dito contra o sexo tântrico...". Houve tumulto no ambiente: todos começaram a falar ao mesmo tempo. Carito Ivo Ivo tomou a palavra: "Ser ou não ser elétrico, eis a questão. Ser ou não ser masculifeminino, eis a opção. Tudo valerá a pena se o Seridó não for uma aldeia pequena". E mais disse Carito Ivo Ivo: "Aliás, quero registrar que sou a favor do sexo tântrico, do sexo homérico, do sexo potengíaco".

E Sheyla Shayla disse: ""Somos todos uns bichos esquisitos. No meu caso específico, uma bailarina e um estivador habitam em mim. Será que o Senhor das Alturas me compreenderá? Quem nunca foi pedra jamais soube o que é se atirar na lua". E Sandra Sandrix, com apoio de muitos seridoenses, indagou: "Será que os Dez Mandamentos são a dimensão salvadora da terra como prova inaugural para o Seridó, o Refúgio desejado por todos nós? De resto, os Dez Mandamentos também me pareceram machistas, apesar de serem bastante avançados ao proporem o respeito pela opções sexuais e pelas diferenças culturais".

Novo tumulto, novas gritarias. Mas Wellington Novaes, com sua voz imponente, conseguiu acalmar a todos: "O Senhor das Alturas se converteu? Tá ficando com cara de bem. Extraordinário! Às vezes, é preciso ser aloprado". E Mirse Mirze interveio mais uma vez: "O III, o V, o VI e o VII Mandamentos são fundamentais para uma sociedade saudável". E um jardinense disse: "Não vi nenhuma referência aos pecados capitais. Sou guloso pra caralho, por exemplo. Será um pecado inafiançável?"

E Wellington Novaes sugeriu: "Por que não acrescentar ao último Mandamento o seguinte: Amarás igualmente Shakespeare, hem?" Mais uma vez a assembleia - com mais gente presente, como Elizabeth Timmm e Lívia Porto de Lisboa - não se entendia. E o Senhor das Alturas, com sua invisibilidade assustadora, pensou: "Que humanidade mais doida. Devo continuar protegendo-a dos terremotos, dos carnatais, dos políticos corruptos e das onças pintadas?" Enquanto isso, Jens Colorado exasperava-se: "Peço a palavra! Peço a palavra! Quero falar, porra!"

Próximos capítulos:
17c. A plenária sobre os Dez Mandamentos
18. Os Atos Institucionais do Senhor das Alturas

15 comentários:

Unknown disse...

Ai Moacy..... já viu alguém morrer de rir? Verás! Eis que me apresento para a morte induzida pelo humor de Moacy Cirne, o Escriba.

Mas pera aí, eu fui muito sensata e a acicoense que disse que eu era machista, será posta em julgamento.

Por favor, não deixe, Senhor Escrba, que Wellinton Novaes confirme e seja aprovado o tal mandamento do Shakespeare.


Moacy, Você é Gênio!

Beijos

Mirze/se

Carito disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk... moacy fora de si! mais uma vez genial! um verdadeiro carnaval fora de épico!

Cosmunicando disse...

hahahahahahaha... vixe, Moa! você tá se superando!!

e o híbrido Mercedes Mariana Coelho tá certíssimo, viu! assim ficou deferido =))

Beti Timm disse...

Mestre, mestre o convívio com vc é um aprendizado e uma alegria...rs.
Essa plenária tá muito caliente! Isso vai pegar fogo! Vou ter que fazer uma consulta particular com o Senhor das Alturas, pra esclarecer uma coisinhas. Mas, ó, eu falei que esse tal de Jens ia tumultuar!

Beijinhos carinhosos

Mme. S. disse...

Caraca que legal!!! Como sempre digo, e insisto, você consegue melhorar a gente, cara. Muito, muito legal! Um beijo cheio de carinho procê.

WELLINGTON GUIMARÃES disse...

ACHEI UMA IDÉIA FORMIDÁVEL. ESSE WELLINGTON NOVAES É UM GÊNIO!
TAMBÉM, COM UM NOME E SOBRENOME DESSES.
SHAKESPEARE FOI O MAOIR ESCRITOR DE TODOS. ISSO É FATO. QUALQUER PERSONAGEM DELE, MESMO OS QUE SÃO SECUNDÁRIOS, TODOS MESMO, ATÉ OS QUE NÃO TEM NOME, FALAM COMO GÊNIOS. É IMPOSSÍVEL COMPARAR, OS OUTROS PÉRTO DELE SOMEM.
A BÍBLIA DO CAOS É UM ESPETÁCULO.
FICO CONTENTE QUE PARTILHES A LEITURA DESSE LIVRO, COM O QUAL MILLÔR DIZ BRINCANDO, O QUE MUITO FILÓSOFO, NÃO CONSEGUE.
MILLôR É UM GRANDE FRASISTA, HUMORISTA, MAS SEU HUMOR É SÉRIO, SUAS PIADAS TRANSCENDEM A PIADA. O HOMORISMO DO MILLÔR PODE SER DITO FILOSOFIA.

Unknown disse...

Que beleza de postagem Wellington!
Só assim os caidoenses irão conhecer não só a glória do Senhor das Alturas, como vão receber por suas mãos os dramas e a glória que é ler Sheakespeare. In English!

Beijos aos dois

Wellington e Moacy


Mirze/se

WELLINGTON GUIMARÃES disse...

QUERIDA MIRZE/SE, ESSA GLÓRIA DE LER SHAKESPEARE EM INGLÊS EU NUNCA TIVE. REZA A LENDA E DEIXA DE SER LENDA QUANDO SE REZA, QUE SHAKESPEARE USOU EM TORNO DE 26 MIL PALAVRAS, MEU INGLÊS, NÃO CHEGA A TANTO, NEM A MÉDIO, NEM A MÍNIMO, NEM A ÍNFIMO.
E AI´, E BOM LEMBRAR, SHAKESPEARE FOI O MAIS INOVADOR LINGUÍSTA DE TODOS.
O NÍVEL DELE É ALTO DEMAIS.

líria porto disse...

essa daí, porto de lisboa, do que sei, não vai promover entendimento mesmo - essa daí é meio briguenta... risos

que humanidade mais doida!!
besos

WELLINGTON GUIMARÃES disse...

E COMO O REI CANALHA E USURPADOR DISSE: "AS GRANDES DESGRAÇAS VEM AOS BORBOTÕES", ENTÃO ESTOU DE VOLTA. SHAKESPEARE NÃO É NECESSARIAMENTE UM ESCRITOR QUE PRECISA SER CONHECIDO, ENTÃO COMO PRESIDENTE DO FÂ CLUBE DE MARCELO NOVAES, VENHO FAZER PROPAGANDA DO BLOG DELE. CONTO COM A GENEROSIDADE DE MEU AMIGO MOACY, QUE NÃO SEI POR QUE MISTÉRIO SE INTERESSA PELA MINHAS BOBAGENS, APESAR DE ESTAR ACIMA DE MIM EM CONHECIMENTO E EM TUDO EM QUE NÃO SE TENHA DE VALER-SE DE ABOBRINHAS, PORQUE AI, EU SOU IMBATÍVEL.
DUAS COISAS À ESCLARECER:
1ºA CITAÇÃO ACIMA É DE MINHA TRADUÇÃO. TARDUZI A FRASE DAS DIVERSAS TRADUÇÕES PARA PORTUGUÊS QUE LI DA PEÇA, E CREIAM , E DE FAZER RIR. A PARTE EM HAMLET DIZ:
"NÃO SEI O QUE TEU NOME É MULHER!"
EU JÁ VI O "NÃO SEI O QUE" COMO:
LEVIANDADE
INCONSTÂNCIA
FRAGILIDADE
ENFIM, DÁ PARA TROCAR O "NÃO SEI O QUE" POR QUALQUER PALAVRA DA NOSSA LÍNGUA.
PARA TERMINAR, E JÁ NÃO ERA SEM TEMPO, LEMBRO DE UM LIVRO DE DOSTOIEVSKI QUE EU LI NA TRADUÇÃO COMO "OS DEMÔNIOS" SENÃO ME ENGANO, POR RAQUEL DE QUEIROZ, E EM OUTRAS ATÉ MAIS POPULARES, "OS POSSESSOS" . E O CARA PERGUNTA: COMO NELSON RODRIGUES, SERÁ QUE LI MESMO DOSTOIEVSKI?
O ENDEREDÇO DO BLOG DO MARCELO ESTÁ NA FEIRA DO MOACY, "O LUGAR QUE IMPORTA"
MOACY, MAIS UMA VEZ DESCULPA, É QUE JUÍZO NUNCA FOI O MEU FORTE.
ABRAÇOS.

Mariana Botelho disse...

ahahahahah... agora que eu vi isso, jisuis!

Moacy, só tu mesmo! adorei.

o refúgio disse...

Adorei, adorei! pena que não dá pra ler O Livro dos Livros sempre. Morri de rir com Jens no final, é a cara dele...rsrs...
Beijão.

Jens disse...

Oi Moacy.
Não poderia perder esta. Algo que me diz que o Jens Colorado vai colocar ordem neste furdunço.
Aguardo, expectante a intervenção deste que, suspeito, seja um dos gênios da raça.
Um abraço.

romério rômulo disse...

moacy:
insisto que o tal romério romário
só quer a confusão.tenho informações seguras,passadas pelo profeta bestunes de sabará-buçu.
um abraço.

Adrianna Coelho disse...

ahahahahahhahaa... eu ri do começo ao fim...

a fala do Carito Ivo Ivo tá demais! ahahahaa

muito bom, muito bom!

beijos