segunda-feira, 13 de abril de 2009

O triunfo sobre a morte
(1562),
de
Brueghel, o Velho


BALAIO PORRETA 1986
n° 2627
Rio, 13 de abril de 2009

Não há um estilo bíblico, um ponto de vista bíblico ou uma mensagem bíblica: há estilos, pontos de vista, mensagens. ... porque a Bíblia como um todo não tem autor.
(John B. GABEL & Charles B. WHEELER. A Bíblia como literatura, 1986)


O LIVRO DOS LIVROS
(19)

Texto estabelecido por
Moatidatotatýne, o Escriba

O diálogo do Senhor das Alturas com o Senhor das Sombras

E o Senhor das Sombras disse: "Caro Mestre, sinto que às vezes o Senhor é muito duro com a humanidade; no entanto, sei que sois bondoso e queres o melhor para o povo seridoense, embora pouco esteja se lixando para os demais humanos da terra. Eu mesmo, é preciso afirmá-lo, sou um caso especial: por culpa sua e de alguns intérpretes mal intencionados, no futuro, serei visto como um Ser das Trevas. Mas também sou etéreo, como o Senhor".

E disse o Senhor das Alturas: "Eis aqui o nó da questão: Minha Palavra será desfigurada e muitas vezes traduzida e reinterpretada com segundas intenções por falsos cristãos e falsos profetas. Poucos, como Moacyr de Góes e Luiz Ignácio Maranhão Filho(ª), teólogos do século XX da Era Comum, me compreenderão em toda a sua plenitude. Sou o Senhor das Alturas, é verdade, mas sou também o Senhor das Promessas Divinas. Sou Ficção mas também sou Verdade".

E o Senhor das Sombras disse: "Com todo o seu poder, por que o Senhor não conseguiu superar o herege Charles Darwin? Com todo o seu poder, por que o Senhor permitiu que os seridoenses fossem perseguidos por alguns dos políticos mais corruptos, verdadeiros rabos de palha(ªª), da nossa terra e da nossa gente? Com todo o seu poder, por que o Senhor alimentará falsas igrejas e falsos pastores na terra brasilis do futuro? Com todo o seu poder, por que o Senhor permitirá que, no futebol, o Brasil seja derrotado pelo Uruguai na Copa do Mundo de 1950 da Era Comum?"

E disse o Senhor das Alturas: "O debate com Charles Darwin, reconheço, foi um erro tático por Mim cometido. Por isso mesmo, cancelei os debates que pretendia travar com Galileu, Spinoza, Voltaire, Marx, Nietzsche e Freud. Decerto, iria vencê-los com facilidade, mas, aqui-acolá, também poderia ficar mentalmente desgastado, e haja saco para as necessárias explicações teológicas, astrofísicas e astronáuticas que Eu deveria dar aos meus discípulos. De resto, a política dos seres humanos só me interessa pontualmente e quanto ao futebol, se algum dia, no futuro, por ele me interessar, será para torcer pelo Íbis(ªªª), que sequer será um clube seridoense".

E o Senhor das Sombras disse: "Não estarás passando por uma nova frescura existencial? Afinal, por que sois eterno se a eternidade é uma chatura sem fim? Por que o Senhor criou o Homem, se o Homem é tão imperfeito e pecaminoso? E, mais ainda, por que fui criado, se serei confundido com um demônio inqualificável? Afinal, qual a explicação para o sentido da Vida?"

E disse o Senhor das Alturas: "Só sei que nada sei, mesmo sendo o Todo Poderoso, o Altíssimo, o Iluminado, o Irresistível, o Fodão. Espero que os Salmos bíblicos a serem proferidos pelos seridoenses, muito em breve, respeitem a Minha Palavra, não importa a tradução, não importa a versão. Vale a pena ouvi-los, antes que o povo eleito pelos deuses parta para a terra prometida. Criei o ser humano para ser feliz. Estava escrito há 666 milhões de anos que Eu criaria Santo Agostinho e Ava Gardner, São Francisco de Assis e Rita Hayworth, São Tomás de Aquino e Ingrid Bergman, Johann Sebastian Bach e Lauren Bacall, William Shakespeare e Veronica Lake, Joãozinho XXIII e Claudia Cardinale, o Fla-Flu e o Corínthians-Palmeiras, o GreNal e o ABC-América, o Rio Seridó e o Rio Potengi".

E o Senhor das Sombras disse: "Também estava escrito que o Senhor criaria o Nazifascismo e a Santa Inquisição, Pio X e Bento XVI, a fúria do colonialismo e as ditaduras chilena, argentina, uruguaia, brasileira, salazarista e franquista, a fome e a miséria social".

E o Senhor das Alturas preferiu o silêncio. E o Senhor das Alturas chorou copiosamente: por Ele próprio e pela Humanidade.

Próximo capítulo:
Salmos dos Seridoenses

Notas:

(ª) Trata-se, no mínimo, de uma estranha revelação bíblica: Moacyr de Góes, socialista cristão, e Luiz Ignácio Maranhão Filho, marxista (torturado e assassinado pela ditadura militar brasileira), são historiadores norte-rio-grandenses. E como tal sempre foram reconhecidos. Mas O Livro dos Livros tem razões que a própria razão desconhece.
(ªª) Possível referência a um escândalo político ocorrido no Ryo Grande nordestino em pleno século XX da Era Comum.
(ªªª) Previsão metafísica? Antropológica? Psicanalítica? Biológica? Ou simples ironia bíblico-egípcio-paulistana? O Íbis, clube recifense, é considerado o pior time de futebol do mundo.

10 comentários:

Mirse disse...

Bom Dia, Moacy!
O Senhor das Sombras é demais!
O Senhor das Alturas, chorando copiosamente? Haverá dilúvios?

Em todo muito bom!
Divertido e apesar do Flu ter perdido(lamento), você não perdeu o bom humor.

Parabéns, amigo!

Beijos

Mirse

líria porto disse...

nossa - hoje o balaio está profundo!!!
besos

Francisco Sobreira disse...

Caro Moacy,
Muito boa essa pintura. E aí foi ao Maracanã ver o meu Mengo vencer? Merecidamente, creio que você há de concordar. Poderia ter sido com uma diferença de uns 3 gols. Um abraço.

J.F. de Souza disse...

Salve salve mr Moacy!

Depois de um tempo sem dar as caras por aqui, venho deixar meu feedback!

-----------------------------------

O povo vendo tal debate
De que lado ficaria?

Resposta
tao incerta
quanto os homens que habitam esta terra

-----------------------------------

Boa, essa série "Livro dos Livros"! Vou ver se consigo acompanhar! =)

1[]!

WELLINGTON GUIMARÃES disse...

JÁ SOU FÂ DESSE SENHOR DAS ALTURAS. ELE CHORA. E QUEM, CHORA POR AMOR, POR CHIFRE, POR SEJA O QUE FOR, TEM MEU RESPEITO.

Eliene Dantas disse...

Olá garoto seridoense! Deixaram um recado para vc lá no meu blog, sobre o livro Veredas do Seridó, aí achei que era bom eu trazê-lo aqui pra que vc veja. Um bj e boa semana

"Olá, Moacy, é com muito orgulho que eu me apresento como a neta de Airton Negreiros! meu avô lindo! que Deus esteja com ele. Vou falar com meu tio para saber se ainda tem algum exemplar ok?lhe darei com muito prazer. e tb lançamos outro, que ele começou mas nao chegou a publicar pois Deus o quis antes. entao a família fez isso por ele. Vou entrar em contato com meu tio e aviso algo ok? qlqr coisa me add no msn
marcelacristinamfernandes@hotmail.com"

ESSE FOI O RECADO, MINHA MISSÃ OTÁ CUMPRIDA! RSRS

Mme. S. disse...

Tava com saudades de vir aqui. Aff! esse trecho do "Livro" está demais. Como diria o Todo Poderoso, está foda!

b disse...

Sabe que tem um deus, Janus, com 2 faces?
Metade divino e metade diabólico, mas isso não é nada diante do seu maravilhoso texto - impróprio para ateus e apropriadamente adequado para fundamentalistas de qualquer denominação.
Por isso é que sou politeísta.

Cosmunicando disse...

adorei o Senhor das Sombras, tão mal afamado, coitado... e o final foi demais hein Moa!
um beijo.

Beti Timm disse...

Mestre querido,

fiquei pasma agora com o choro convulsivo do Senhor das Alturas!

Tadinho, sou solidária com ele! E a humanidade por quem ele chorou, perceberá que tudo vai se desmoronar e não vai adiantar nenhum chororô!

Beijos com carinho