quinta-feira, 9 de abril de 2009

Vênus de Urbino
(1538)
de
Ticiano [Vecellio Tiziano]


BALAIO PORRETA 1986
n° 2623
Natal, 9 de abril de 2009

A Bíblia Hebraica, que tem origem no Livro de J, não deve ser confundida com a Bíblia Cristã, que se funda sobre ela mas equivale a uma revisão muito severa da Bíblia dos Judeus. Os judeus chamam de Tanákh às suas Escrituras Sagradas, um acrônimo das três partes da Bíblia: a Toráh (o Ensinamento ou Lei, também conhecida como os Cinco Livros de Moisés ou Pentateuco); Nevi'im (os Profetas); e Khetuvim (os Escritos). Os cristãos chamam a Bíblia Hebraica de Velho Testamento ou Aliança, de forma a suplantá-lo com o Novo Testamento, uma obra que permanece totalmente inaceitável aos judeus, que não consideram sua Aliança velha e, portanto, suplantável.
(Harold BLOOM, in Prefácio a'O Livro de J, 1990)


O LIVRO DOS LIVROS
(18)

Texto estabelecido por
Emmanuel Orth das Vozes e
Moatidatotatýne, o Escriba

Os Atos Institucionais do Senhor das Alturas

E o Senhor das Alturas, ao pé da Serra do Lima, em Patu, decretou:

"Ato 1: Se um homem tiver relações sexuais com a nora, os dois serão punidos com a morte por apedrejamento, para que não haja entre vós desejo semelhante.

Ato 2: Se um homem tomar como esposa ao mesmo tempo a filha e a mãe, os três serão queimados vivos em fogueira, para que não haja entre vós infâmia semelhante.

Ato 3: Se um homem tiver relações sexuais com um animal, os dois deverão ser punidos com a morte por fuzilamento, para que não haja entre vós aberração semelhante.

Ato 4: Se um homem dormir com uma mulher menstruada e tiver relações com ela, ambos serão eliminados por envenamento, para que não haja entre vós sujeira semelhante.

Ato 5: Se um homem discutir questões políticas, contrariando as ordens dos Senhor das Alturas, será preso, torturado, capado e condenado à morte por estrangulamento, para que não haja entre vós subversão semelhante.

Ato 6: Se a filha de um bispo ou de um padre se desonrar, prostituindo-se, desonrará o próprio pai e será condenada à morte na fogueira, para que não haja entre vós pecado semelhante.

Ato 7: Se um homem prestigiar o Big Bosta Brazyl, no presente ou no futuro, será condenado a passar dois meses inteiros num caldeirão cheio de merda, para que não haja entre vós idiotice semelhante".

E o Senhor das Sombras, ao lado do Senhor das Alturas, disse: "Vixe Maria! Nem eu teria ousado tanto...".

Próximo capítulo:
O diálogo do Senhor das Alturas com o Senhor das Sombras

8 comentários:

Unknown disse...

Bom dia, Moacy!
Que imagem! Nessa santa época, não havia lipo, nem anoréxicas, daí a beleza plena e não sugada.
Bloom, em seu texto, está corretíssimo. O pior é que já li tudo, já tentei me converter ao judaísmo..só não deu para entender o Toráh! Nadica de nada!
Quanto ao Senhor das Alturas ele deve estar de mau humor como o Wellington.
Concordo com alguns, mas deixo no ar a pergunta... Será que O senhor das Alturas não previu o mundo cheio de drogas e milícias? Não é muito mais saudável o sexo (exceto as bestialidades) do que a droga e a tortura? Pelo menos a pena de morte dele, é boa. TORTURA NUNCA MAIS!!!!

Meu amigo, esse seu espaço é meu vício!

beijos

Mirse, agora já corrigido no googlês para Mirse mesmo.

romério rômulo disse...

moacy:
o "senhor" foi suave com a turma do big bosta.haverá debate acirrado numa
próxima assembléia.quererá o "senhor"
posar nu e falar com o pedro bestal?
romério de ouro preto(em trevas)
ps.já ouviu falar em madre de deus do angu?é uma localidade de minas.

Iara Maria Carvalho disse...

menino, botou pra lascar hein??!!
oh senhor das alturas, poupai-nos de tantos castigos... rs.

um abraço grande!

Unknown disse...

Eis-me aqui, para agradecer pela postagem e pelo presente.
Acredetito que o Sr. Escriba pescou a intenção sutil da postagem, pois não?

Beijos, amigo!

Mirse

Ines Mota disse...

Bom dia Moacy.
Como sempre, ótimo post.
Beijos.

Jens disse...

Oi Moacy.
Declaro-me culpado dos atos 3, 4 e 5. Meu último desejo é ir ao encontro do Senhor das Sombras (o das Alturas seguramente não me receberá) por meio de uma injeção letal e indolor.
Um abraço e uma Páscoa feliz (coelho assado é uma delícia. No mais, dá-lhe Flu! Dá-lhe Inter!

Nivaldete disse...

Oi, Moacy,
A lista é a mesma, acho até que ficou na mesma ordem, o que não quer dizer nada... Mário Rasec é aluno do curso de Artes Visuais-UFRN. Teve classificação em 3 concursos literários (Guincho,Zila Mamede e Luís Carlos Guimarães). Publicou Apostasia pelo Sebo Vermelho-2003, com prefácio de Nelson Patriota (vou mandar um poema dele pelo e-mail do balaio). Eu gostaria de ter incluído outro poeta que acaba de publicar Facetando as Ausências. Ganhei o livro, emprestei e ainda não retornou. Só guardei parte do nome: José de Sousa.Há um "X" no e-mail dele, mas não me lembro se é Xavier. É médico e nasceu em Macau.
O mais é o Balaio vazando beleza... Um abraço!

Cosmunicando disse...

como integrante da ala dissidente dos PUTOS, proponho medidas mais drásticas para quem romper com o sétimo mandamento... rsrsrsrs