terça-feira, 14 de julho de 2009


Foto:
Anca Cernoscki


BALAIO PORRETA 1986
n° 2722
Rio, 14 de julho de 2009

Muito saber não ensina sabedoria, pois teria ensinado a Hesíodo e Pitágoras, a Xenófanes e Hecateu.
(HERÁCLITO, in Fragmentos.Trad. Emmanuel Carneiro Leão, 1980)


AMADA
Jairo Lima
[ in Bar Papo Furado,
a ser publicado no Livro da Sétima - Danças ]

canto tua sombra nas águas verdeadas
e semeio ecos nos vales do teu silêncio

canto o teu sou, canto o teu agora
e, no entanto,
as vozes que fazem o meu canto
respiram sílabas caladas

versos em ruínas, voz dilacerada,
no lago do sonho
o teu sono se mata

lentamente a tua ausência desce sobre mim
como chuva entre as orquídeas
cresce
no vazio imenso
de um mar sem água
ou de inconstelado firmamento
a essência imperecível do nada

agora, toma desta carne feito canto
e com brancos, sal, seios e cantos
faz pra mim uma pessoa amada


OFERENDA
Paulo Celso Pucciarelli
[ in Germina Literatura ]

Para Júlia

Batizei o reino da infância com o nome das coisas:
água pedra chão vento estrela
Fiz garatujas azuis
Pintei de verde o canto dos grilos
Havia um arco-íris em mim
e eu carregava a tarde e as chuvas do quintal
Uma princesa sem nome prometeu-me o corpo
por causa de um segredo que selei nos lábios
Palavras sufocadas ficaram-me ao peito,
desastres que não pude evitar por mais que evitasse.
O resto do corpo é um brinquedo de inventos
Fruto que se abre em gomos, mel de carícias.
Dádivas que te entrego sem saber o nome.


OS FILMES EXCEPCIONAIS VISTOS EM 2009,
ATÉ O MOMENTO
Clique na imagem
para verouvir
o trêiler de
O homem de Londres
(Béla Tarr, 2007)
- e/ou clique aqui para ver um de seus planos -

A programação cinematográfica no circuito comercial, em 2009, até o momento, tem sido abaixo da média em termos qualitativos. O crítico e blogueiro Sérgio Andrade, por exemplo, acaba de afirmá-lo, com inteira razão. Há exceções, claro: A partida (Takita, 2008); Entre os muros da escola (Cantet, 2008). Gran Torino (Eastwood, 2008). E mais dois ou três, se muito. Decerto, vi alguns filmes excepcionais, todos em dvd:
O homem de Londres (Tarr, 2007)
Sócrates (Rossellini, 1970)
Blaise Pascal (Rossellini, 1971)
O Messias (Rossellini, 1976)
A mãe e a puta (Eustache, 1973)
O diabo, provavelmente (Bresson, 1977)
Antígona (Straub & Huillet, 1991).
Duas observações se impõem, a partir de minha particular leitura crítica: 1. Considerando que Santo Agostinho (1972) também é excelente, assim como excelente é Alemanha, ano zero (1947), e da maior relevância é o conhecidíssimo Roma, cidade aberta (1945), pelo menos para mim, Roberto Rossellini merece ser destacado como um dos três maiores diretores da história do cinema italiano - os outros dois seriam Antonioni e Visconti; 2. O húngaro Béla Tarr é o mais importante cineasta da atualidade. Ou assim me parece, pelo que já vi dele. Haja vista seus planos-sequências, seus tempos fantasmagóricos (como já foi observado), seu iluminamento e sua lentidão de corte existencial (cf. Antonioni), suas angulações eventualmente wellesianas e suas densas histórias em aberto (O homem de Londres, baseado em Simenon, chega ao requinte de ser um policial com tessitura antipolicialesca: seus 26 minutos iniciais, incluindo o plano-sequência inaugural de 11 minutos, são absolutamente antológicos como concepção dramática e narracional).


E VIVA A FRANÇA
NESTE 14 DE JULHO
Foto:
Pascal Renoux

14 comentários:

WELLINGTON GUIMARÃES disse...

moacy, essas fotos acabam com meus projetos de salvação.

Lívio Oliveira disse...

Realmente, Wellington, que fotos!

líria porto disse...

lindos versos, lindas fotos, lindo balaio! viva a frança!
besos

Francisco Sobreira disse...

Caro Moacy,
Não é a primeira vez que você fala desse diretor. E agora vendo esse plano de mais de 2 minutos, sem um único corte, fiquei ainda mais com vontade de conhecer algum filme dele. Embora me seja prematuro falar, conhecendo apenas esses pouco mais de 2 minutos, me pareceu que, de fato, no estilo narrativo ele lembra Welles. No mais, uma excelente postagem. E viva a França! E vivam as mulheres daa fotos! Um abraço.

homoluddens disse...

ótimas dicas, sempre muito bom!

Marisete Zanon disse...

Ixi Moaci...esses filmes eu não encontro por aqui...Foz é bem atrasada pra esse gênero ainda, mas vale a dica que vc nos dá, assim posso baixar da internet.
esmaques!

Marisete Zanon

pituleira disse...

Moacy, belas fotos e otimos versos.Essa loira é do outro mundo.No mais tudo legal, O Balaio hoje já faz parte do meu show.

BAR DO BARDO disse...

A França sempre me lembra mulher... Eu amo a França!

ALLONS...

Dilberto L. Rosa disse...

E viva a França e estas fotos perfeitas de mulheres IDEM! Colocaria na lista ainda Bergmann e Fellini... Uma pena ainda não ter tido acesso a estes brincos ofertados, meu caro, mas, por aqui, pelo Maranhão, difícil encontrar filme que não seja do circuitão... "Gran Torino" é mesmo um sensível achado, gostei muito! Abração!

Anônimo disse...

oi, moacy!
"vozes que... respiram silabas caladas". grande momento do poeta (amigo) jairo.
um abraço,
edjane

Bar de Ferreirinha 50 anos, desde 1959 disse...

Viva a França e as francesas! E um balaio de coisas boas pra você, Moacy.
Bar de Ferreirinha

Marco disse...

Caro mestre Moacy,
De cara devo parabenizá-lo pela postagem de hoje, data nacional francesa, que está excepcional. A primeira foto é belíssima e casou direitinho com o belo poema.
O plano-sequencia do filme citado é explêndido. Não conhecia esta película. Mas tiro o meu chapéu para o cara.
Sobre a temporada cinematográfica até agora, bem, tenho as minhas discordâncias. Além dos filmes citados, tenho outros em alta conta (Os falsários, por exemplo), incluindo três documentários brasileiros que considerei como excelentes: Paulo Gracindo, Simonal e Arnaldo Baptista.
Quanto a foto da francesinha... U-lá-lá!
Carpe diem. Aproveite o dia e a vida.

Jota Effe Esse disse...

Faz pra mim uma pessoa amada, que eu te recompensarei com fértil imaginação, que é mais importante que o conhecimento, como dizia o autor da Teoria de Relatividade. Meu abraço.

Mirse disse...

Oi Moacy!

Aqui de BH e com um dia de atraso, venho lhe parabenizar pela beleza do Balaio de hoje.

Dois belos poemas, lindo filme e que imagens!!!!


Alèz et Voilà! Vive la France!
14 de julho - Dia da Queda da Bastilha!

Beijos, amigo!

Mirse