sexta-feira, 4 de maio de 2007

sou obra em processo
em busca da sintonia fina

(SANDRA CAMURÇA, in O Refúgio)


BALAIO PORRETA 1986
nº 2010
Rio, 4 de maio de 2007



ARDE E REFRESCA

por FUGU (in Fruit-de-la-Passion)

Calor, calor, calor. Quando o ar fica mais quente do que a pele, ganhamos uma nova sensibilidade para carícias invisíveis, como uma brisa fresca ou uma bebida gelada.
No alto verão, adoro a ambigüidade das caipirinhas e capiroskas. A fruta refresca, a bebida queima, a temperatura acalma.
Recentemente descobri no Mofo, um botequim carioca, uma combinação surpreendente e deliciosa: a caipirinha de melancia com manjericão. É linda, sensual e colorida. É ensolarada como um beijo roubado no carnaval.
Caipirinha não tem receita, tem jeitinho. Conto o meu.

Algumas horas antes do preparo:
Corte a melancia em cubos, retire as sementes e leve à geladeira.
Ponha a vodca ou a cachaça no congelador.
Quando tudo estiver bem gelado, encha os copos até a metade com a melancia, acrescente algumas folhas de manjericão rasgadas (para liberar melhor o perfume) e soque tudo com a mão de um pilãozinho até obter um purê irregular. Junte 60 ml de vodca ou cachaça, mexa. Acrescente alguns cubos a mais de melancia e gelo à vontade.
É irresistível!


Vodca ou cachaça?
Há defensores encaniçados de cada uma das escolhas. Costumo me guiar pela qualidade. Entre a vodca nacional e uma boa cachaça, prefiro a segunda. Se ambas forem de primeira linha, uso cachaça com frutas ácidas (como limão, caju, maracujá e kiwi) e vodca com as mais suaves (como lima da pérsia e melancia). Mas é questão de gosto pessoal.
Se nem a vodca e nem cachaça forem muito confiáveis, sigo a regra da acidez. Mas só bebo uma ...

7 comentários:

o refúgio disse...

Grata, Moacy.

Essa receita de Fugu deve ser deliciosa, pena que eu não possa beber...

Beijo.

Daniel Pearl Bezerra disse...

“O jornalista Diogo Mainardi é mesmo um sujeito estranho. Vive reclamando dos processos que toma, inclusive de outros colegas, pelas barbarides que fala na televisão ou escreve na revista Veja.” Esse cara-de-pau Mainardi pensa que é dono do jornalismo no Brasil. Humildade e ética são ingredientes para um bom profissional. Já a “O Globo” reclama de CENSURA. Que moral tem O Globo para reclamar de uma suposta censura à mídia hoje se na época da Ditadura Militar de 64 que seqüestrou, torturou e assassinou milhares de brasileiros, o jornal foi conivente com a repressão? Segundo a jornalista Adriana Souza, “o Brasil tem a pior mídia do mundo”. Sobre a Folha de São Paulo, ela nunca foi censurada, gosta de posar de democrata e transparente, e tenta esconder esse período macabro (64) que revela todo o seu caráter de classe e a sua postura direitista. Protegida pela ditadura, a Folha cresceu, e durante os oito anos de FHC, ela nada falou contra as suspeitas privatizações e pregou a ortodoxia macroeconômica. Acesse o DESABAFO PAIS: http://desabafopais.blogspot.com

Anônimo disse...

Meu caro: Por mais que concorde com suas idéias, não voltarei a visitar o seu blogue enquanto seus comentários se prenderem única e exclusivamente à propaganda do Desabafo País. Cordialmente.

Anônimo disse...

Moacy,

Além de “blogueiro”, cinéfilo, escritor, professor...etc. Você é possuidor de sensibilidade rara afeta aos autênticos poetas. Nunca perde a elegância! Desculpe-me pelo inglês, mas você é um gentleman! Pois sim! um verdadeiro cavalheiro que, com polidez, sabe a hora certa de CALAR e a hora certa de bradar. E ainda nos presenteia com essa receita cheia de charme!
Abraço carinhoso. Felipe, SM

Anônimo disse...

Anônimo não! Sou eu!

Anônimo disse...

Meu caro Moacy,
Só para concordar totalmente com o comentário do Felipe.
Forte abraço.

Anônimo disse...

Oi Moacy.
Tô voltando. Como bom gaúcho, liquidei com a gripe a relhaços.
***
Caipirinha de melancia e manjericão? Vou experimentar.
***
Um abraço e bom findi.