sábado, 1 de novembro de 2008

O mundo dos quadrinhos:
Druuna
(Paolo Serpieri, 1985)


BALAIO PORRETA 1986
n° 2468
Rio, 2 de novembro de 2008


A libertinagem é contraditória: busca simultaneamente a destruição e a ressureição do outro. ... O libertino converte em fantasma tudo que toca e ele próprio se torna sombra
entre as sombras.

(Octavio PAZ. A dupla chama; amor e erotismo, 1993)


Memória
ABL/CDC: CORRESPONDÊNCIA

Rio de Janeiro, 25 de novembro de 1993

De: Moacy Cirne
Para: Presidente em Exercício
da ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS

Ilmo. Sr. Presidente:

Venho, por meio deste particular instrumento ficcional, solicitar à Vossa Senhoria, mui literariamente, que seja registrada a candidatura do poeta norte-rio-grandense FRANCISCO MANOEL DE SOUZA FORTE (Chico Doido de Caicó), já falecido, para ocupar, com toda a luminosidade desejável, uma cadeira entre os "imortais" da Academia Brasileira de Letras, na vaga de qualquer um, não importa quem, não importa como.

Por motivos óbvios, sugere-se que as visitas protocolares aos acadêmicos (nem todos escritores, nem todos intelectuais) por parte do candidato FRANCISCO MANOEL DE SOUZA FORTE, aqui tido, mantido e constituído, sejam devida e formalmente dispensadas.

A presente solicitação, com o apoio dos incontáveis admiradores de Chico Doido de Caicó, independe de toda a qualquer possível mediação contraliterária a ser concretizada por algum tipo de autoridade religiosa, marciana ou carnavalesca.

Sem mais,
com saudações caicoenses,
Moacy Cirne
BALAIO INCOMUN
Folha Porreta

UM POEMA de
CHICO DOIDO DE CAICÓ

Amiga de bem trepar
Queres foder hoje
Até o mundo acabar?
Ou queres foder depois
Pros lados d'além mar?
Amiga de bem querer
Queres ser chupada hoje
Até parar de chover?
Ou queres ser chupada depois
Pra ser fodida e foder?
Oh amiga, minha amiga,
O que seria de mim sem você.

RECOMENDAMOS
o artigo de George Monbiot
in Carta Maior:
Como esses estúpidos selvagens
chegaram a dominar Washington - - -
"Como a política nos EUA chegou a ser dominada por pessoas que fizeram da ignorância uma virtude? ... Não foi sempre assim. Os pais fundadores da República – Benjamin Franklin, Thomas Jefferson, James Madison, John Adams, Alexander Hamilton e outros – estavam entre os maiores pensadores de sua época. Eles não sentiam necessidade de tornar isso um segredo. Como o projeto por eles construído degenerou-se em George W. Bush e Sarah Palin?"

14 comentários:

Jens disse...

Oi Moacy.
A insensibilidade das múmias da ABL não reconheceu a importância do Chico Doido de Caicó, mas o mesmo não aconteceu com a turma do Bar do Alemão - nosso novo reduto depois do falecimento do Bar do Nereu. Ele foi eleito patrono da nossa mesa neste renomado estabelecimento comercial do Jardim Vila Nova. Estamos aguardando a ocasião propícia para homologar oficialmente o resultado (em outras palavras, a turma está sem grana). Acho que será na semana que vem, com direito a malte escocês, aguardente de cana, batidas de coco, limão e maracujá, loiras geladas e petiscos variados. Além, é claro, de abudante presença feminina. Contamos com a tua presença como lídimo representante de Caicó. Prepara o discurso.
***
Li o artigo da Carta Maior. Altamente recomendável para quem quiser entender a obtusidade dos gringos.
***
Um abraço e bom domingão.

Delia disse...

lerei o artigo...
bom domingo Moacy.

Pavitra disse...


este post está porreta!

ilustração, carta, poema, artigo - foi um dos que mais gostei!

beijos!

Sandra Porteous disse...

Moacy, você tem o meu integral apoio à candidatura do Chico Doido de Caicó. Está na hora da Academia dar valor a quem merece! Um abração.

Cosmunicando disse...

tudo dez, como disse a Pavitra!
beijão

homoluddens disse...

1. Balaio Porreta! Chico Doido na cabeça.

Mme. S. disse...

Isso é que é missiva! Um cheiro, S.

sandra camurça disse...

Não sei de quem eu gosto mais: do Moacy ou do Chico Doido...
Um beijo.

loba disse...

Eita! Não é qq poeta que consegue fazer um poema assim! Chupada até parar de chover? Que maravilha é esta? rs...
Beijo!

romério rômulo disse...

moacy:
carta de 1993 com a candidatura do
chico doido?imbatível.com esse poema de amostra?imbatível.e o
fardão?
romério

Maria Maria disse...

Moacy,
Voltei! Beijos

Maria Maria disse...

Ah, ia esquecendo, esse blog Avesso de César Oliveira é show, eu indico e tá linkado no espartilho. Beijos

Giuliano Quase disse...

balaião,
vc tem a referência completa do poema do chico doido?

quero postar no meu espaço

Mary disse...

Eu adoro os poemas do Chico Doido de Caicó! ;)