terça-feira, 10 de fevereiro de 2009


Imagem:
Retroatelier


BALAIO PORRETA 1986
n° 2564
Rio, 10 de fevereiro de 2009

A realidade total é o mundo.
(Ludwig WITTGENSTEIN. Tractatus logico-philosophicus, 1922)


SHLEPT
Mercedes Lorenzo
[ Republicado in Metamorfraseando ]

a língua bifurcada da serpente
prova dois gostos?
o que acontece
se eu lamber teu gesto?
gosto do susto
de pensar palavras salivas
incisivas in.surgentes
carnívoras
isso vai me inflorescendo
o resto



SEGREDO
Mariana Botelho
[ in Suave Coisa ]

o silêncio dorme sobre a palavra
que morre na boca


GIZ
Marcelo Novaes
[ in O Lugar que Importa ]

Cega, só por dentro.
Ecos. De canhões,
arremedos. Ruflar
de tambores.

[Vento em dose
cavalar: doze a
doze].

A fala roça alguma dor
que se ignora. Nem sai.
Ninguém sabe o nome
do noivo que se fora.

Ficara só. A cara posta
entre arbustos. Singela
estátua onde pousa o pó.
Professora: giz de lousa.
Tristeza e asma.

Na deserta e solteira
condição de órfã - por
uma vida inteira -, aos
olhos da multidão - in
fecta e ávida -, segue
caminhando como
lesma.


OS DEZ LIVROS MAIS GENIAIS
para
Wellington Guimarães
[ in Os Aloprados ]

Otelo (Shakespeare)
O cão sem plumas
(João Cabral)
O banquete (Platão)
Ana Karenina (Tolstoy)
Grande sertão: veredas (Guimarães Rosa)
Memórias póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
Crime e castigo (Dostoievski)
Os irmãos Karamazov (Dostoievski)
Hamlet (Shakespeare)
As flores do mal (Baudelaire)


Humor potiguar
BIS
Armando Negreiros
[ in Viva a verve, 2000 ]

Ivanildo [Correia de Paiva, o popular Deus da boemia natalense] não podia fazer feio nos estudos, filho que era do Professor Saturnino, conhecido e respeitado professor de português que ensinou a mais de uma geração. Mas, para seu azar, estudando em Recife, foi reprovado e não sabia o que dizer ao pai. Espirituoso, passou o seguinte telegrama:

Professores entusiasmados meus exames pediram bis.

14 comentários:

Cosmunicando disse...

Moacy, que surpresa boa!! e me sento aqui entre dois amigos e poetas da melhor qualidade =)

obrigada querido!
grande beijo

Anônimo disse...

me inflorescer o resto.
muito bom!
abraços do poço.

Adrianna Coelho disse...


Mercedes, Mariana e Marcelo...
que trio bom vc trouxe pra cá hoje, Moacy! :)

E essa foto do Retroatelier é linda, heim.

"A realidade total é o mundo." e cabe nesse balaio. Aqui tudo cabe, até o mau exemplo do telegrama Ivanildo... ahahahahahaa

Adorei, Moa!

beijos

WELLINGTON GUIMARÃES disse...

TRÊS BELOS TEXTOS, O PRIMEIRO EU NÃO CONHECIA O AUTOR, MAS GOSTEI. MARIANA BOTELHO ME FOI RECOMENDADA POR MARCELO, ESTOU EVITANDO ENTRAR EM BLOGS NOVOS PORQUE ISSO TOMA TEMPO, MAS VOU NO DELA PELA FRASE, NOVAES EU NÃO COMENTO.
QUANTO A LISTA DOS LIVROS, NÃO É UM RANKING, ACHO "OS IRMÃOS KARAMAZOV" O MELHOR ROMANCE DE TODOS, E HAMLET O MAIOR DESVENDADOR DE MISTÉRIOS HUMANOS.
O RANKING É: 1º "OS IRMÃOS KARAMAZOV" E "HAMLET".
OS OUTROS SÃO ESPETACULARES PODEM FICAR EM QUALQUER POSIÇÃO.
OBRIGADO MOACY, FICA UM ABRAÇO.

Unknown disse...

Já que estava aqui, li a postagem de hoje. Parabéns pela bela escolha. Dos livros, só não li "As flores do mal". A ordem não importa. Mas vale o bis para todos. Imagem belíssima!

Abraços

Mirze

Jens disse...

Oi Moacy.
Gostei dos poemas, mas fiquei embevecido com a foto. SHLEPT!
Parafraseando o Ivanildo, peço bis.

Mme. S. disse...

Saindo da toca para entrar no Balaio e, como sempre, ser tão bem acolhida. Adorei os poemas e a lista dos 10 livros eu também assino embaixo. Um beijo (e estou sabendo que estará na terrinha em breve né? quero te ver de novo!)

Anônimo disse...

Excelentes os poemas de hoje, meu caro Moacy. Excelente a lista dos dez mais!
Um abraço.

Francisco Sobreira disse...

Mais uma boa postagem. A foto, como sempre, de muito bom gosto, a relação dos livros e a piada de "Deus", que não conhecia. Um abraço.

Dilberto L. Rosa disse...

Que foto, que mulher... Contemplei e salvei! E a saga de Zeferino Cabeção? Cem por cento, concordo com a lista dos livros (enfim)! Abraço, caro Moacy!

Marcelo Novaes disse...

Moacy,



Muito bom estar aqui, ao lado de velhos e bons e novos conhecidos.
Mari, Well, Mê e Armando Negreiros.

A imagem é ótima!




Um grande abraço,







Marcelo.

Ines Mota disse...

Que balaio! Excelente trio de poetas. Ótima lista de livros...e o humor potiguar... Bis!!!
Abraços, Moacy.

Hercília Fernandes disse...

Olá Moacy,

esse número do balaio está excelente. Grande seleção de autores e textos.

Além disso, a lista de livros do Well acrescida da bela fotografia tornam o cenário ainda mais poético.

Parabenizo aos autores pelos belos poemas e a você por expressar sempre bom gosto nas postagens.

Forte abraço,
H.F.

Marco disse...

Rá! Rá! Rá!... Adorei a historinha! Caro mestre Moacy, estes causos são pra lá de bons, viu!
E quantos aos poemas selecionados, nem tem o que falar de tão ótimos. E as gravuras das moças de antanho e seus peitinhos deliciosos...Ô meu Deus!
Carpe Diem.