segunda-feira, 20 de abril de 2009

Saturno devorando seus filhos
(1819-23),
de
GOYA


BALAIO PORRETA 1986
n° 2634
Rio, 20 de abril de 2009

As pessoas imaginam que o lugar que a Bíblia ocupa no mundo se deve a milagres. Deve-se simplesmente ao fato de que ela se origina de uma profundidade de pensamento mais intensa do que qualquer outro livro.
(Ralph Waldo EMERSON, 1839, in O Livro de J, 1990)


O LIVRO DOS LIVROS
(21)

Texto estabelecido por
Moatidatotatýne, o Escriba

A partida para Janduís

E Moysés Sesyom do Sertão, aconselhado pelo Senhor das Alturas, concluiu que chegara a hora da partida. E a partida se fez. E se o destino era o Seridó, necessário se fazia percorrer um caminho tortuoso, mais longo, em direção ao norte, para atingir seu objetivo, ao sul, fronteirando com a Parahyba. Jumentos e mais jumentos, centenas deles, foram então mobilizados para a travessia do sertão potiguar. E todos, homens e mulheres, velhos, jovens e crianças, gordos e magros, sadios e adoentados, passaram a ter bastante tempo para que pudessem estudar e decorar os Dez Mandamentos, guardados religiosamente no Baú da Aliança.

E Moysés Sesyom do Sertão reuniu os seridoenses fiés e pregou em plena terra assolada por mais uma seca, com o sol rachando o quengo dos sobreviventes: "Muitos não entenderam o Sétimo Mandamento da Lei Divina, como aqueles pervertidos que, Provocadores Unidos dos Tarados Orgânicos do Seridó - os PUTOS, foram se juntar a Barcellus Bobs e Falves Selva, no Beco da Lama, na Cidade dos Reys. Mas é tudo muito simples: não esqueçamos que, segundo a natureza humana, desde os tempos dos ancestrais Severino e Raimunda, expulsos do Jardim do Seridó, não esqueçamos, repito, que a mulher é propriedade do homem".

E Moysés Sesyom do Sertão disse mais: "Homens do Seridó, poderás trepar à vontade, desde que não seja com priquitas alheias. Mas, para o bem geral de todos e a felicidade geral do povo seridoense, a fecundidade é fundamental. Se uma mulher for estéril, permitar-se-á que um homem durma com outras mulheres, desde que solteiras. Só não será permitido que ele durma com suas irmãs, suas filhas e suas sobrinhas. Não nos esqueçamos: é preciso povoar toda a terra e fazer com que dela brote a Palavra Sagrada do Senhor das Alturas. Não importa se as nossas sertanejas sejam um obscuro objeto de desejo ou não, como no filme de um tal Buñuel".

E um grupo de mulheres, liderado por Ana do Seridó e Jeanne de Acari, além de Hercília de Caicó, e mais Eliane de São José, e mais Gracinha de Jardim, e mais Maria de Currais Novos, e mais Erotildes de Caicó, não gostou do que ouviu. E pensou seriamente em fundar uma nova ala dissidente. Mas o grupo repensou a questão quando Moysés Sesyom do Sertão completou a pregação: "Em futuro próximo, antes que o Rio Seridó bote água de barreira a barreira(ª), as mulheres terão a mesma importância dos homens. Com sua inteligência, sua sabedoria, sua paciência, sua sensibilidade, sua beleza, saberão se impor com dignidade e maturidade".

Nove meses depois, finda a experiência de Janduís, quando os habitantes locais foram conquistados pelas palavras do Senhor das Alturas, os peregrinos do patriarca rumaram em direção de Açu, ainda mais ao norte. E em lá chegando, quase todos trabalharam na construção de um grande açude, o Açudão de Açu, o maior da região. Por sua vez, o Senhor das Alturas resolveu descansar: precisava, pela milésima vez, refletir sobre o futuro da humanidade e sobre a sua própria essência ontológica como ser concreto, mesmo que, naquele momento, estivesse com o pensamento voltado para Ava Gardner, o mais belo animal do mundo. Afinal, ninguém é de ferro. Nem mesmo Ele, o Inclemente, o Bondoso, o Altíssimo, o Maioral, a Singularidade Absoluta - o Senhor das Alturas.

Próximos capítulos:
22. As novas dúvidas do Senhor das Alturas
23. O encontro com Anselmo de Cantuária
24. O Livro dos Provérbios

Nota:

(ª) De barreira a barreira : De margem a margem, quando o rio, nas enchentes, auroram suas águas por todos os lados. [Trata-se, evidentemente, de uma previsão metafórico-atemporal, afinal as enchentes dos rios, excetuando-se os períodos de longas estiagens, podem ocorrer com certa regularidade; quando muito, demoram cinco ou seis anos a acontecer.]

9 comentários:

Unknown disse...

Bom Dia, Moacy!

Goya, faz da arte a beleza do que seria horripilante. Bela gravuara!

Ralph está certíssimo. Afinal sempre me questionei se o Altíssimo precisaria de tanto descanso a cada obra feita!

Quanto ao escriba Moatidatotyne, está trabalando demais!

Os PUTOS, será, se assim continuar, um novo programa de governo, ou quem sabe uma bendeira de algum partido político?!

Claro que esse sétimo mandamento é um absurdo. A mulher pertencer ao homem? Antes fosse um outro tipo de animal das selvas.

No mais, como sempre tudo perfeito!

Um beijo!

Mirse

o refúgio disse...

Goya é sempre impressionante assim como O Livro dos Livros ;-)
Beijos

Maria Maria disse...

Moacy, me encanta essa habilidadde literária de escrever analogicamente, ainda mais quando se trata da Bíblia. Muito criativo! Beijos e tem poemas lá por casa.

maria Maria

Jens disse...

Oi Moacy.
Visualizei aqueles "homens e mulheres, velhos, jovens e crianças, gordos e magros, sadios e adoentados" atravesando o sertão inclemente e lembrei de Cecil B. de Mille e Euclides da Cunha - uma união inusitada e impressionante.
Um abraço.

Jens disse...

ops, atravessando.

ada disse...

Goya perturbador!

Sigo lendo na moita(aos poucos, com algum atraso) o Livro dos Livros... Outras invenção danada de boa!

Moacy, sempre grata... Pequena no meio desse povo todo tão bom.

Abraço e boa semana.

Mme. S. disse...

pronto, meu caro, saí do desjejum... e voltei à minha esquisitice de sempre.
e outra coisa: adoro esses textos do Livro dos Livros... um abraço grande, S.

Beti Timm disse...

Mestre querido,

gostei muito! Até o Senhor das Alturas se dobrando (com sabedoria) para a essência da mulher! Mesmo com o intuito de dominá-las, ele sabia do poder de uma mulher. Esperto ele, muito esperto!

Beijos carinhosos

Cosmunicando disse...

taí, o Senhor das Alturas tem que dar o sagrado braço a torcer para a dissidência dos PUTOS... rsrs
eu rio muito aqui, Moa!
beijo