segunda-feira, 11 de maio de 2009

O nascimento de Vênus
(1879)
William-Adolphe Bouguereau


BALAIO PORRETA 1986
n° 2658
Rio, 11 de maio de 2009

A ideia antropomórfica de Deus como Legislador e Governante não é adequada ao temperamento da pós-modernidade.
(Karen ARMSTRONG. Uma história de Deus, 1993)


O LIVRO DOS LIVROS
(27)

Texto revisado por
Eme Costa, o Ateu

Despedida e morte de Moysés Sesyom do Sertão

E Moysés Sesyom do Sertão dirigiu-se a todo o povo seridoense, velhos e crianças, homens e mulheres: "Tenho hoje 120 anos; já não danço e toco como antigamente; já não posso apreciar uma buchada com meladinha(¹), como o fazia. Já não tenho gala para embuchar(²) ninguém. Estou chegando ao fim da minha vida terrena. Além do mais, o Senhor das Alturas me revelou que eu não veria o Rio Seridó de barreira a barreira(³), nem em suas águas me banharia. E para me substituir, ouvindo o Senhor, escolhi um amigo de fé para conduzi-los à Terra Prometida. Josué dos Santos Oberdadan, médico da alma e do corpo, filho de Manedidim dos Santos, será o vosso guia".

Depois, Moysés Sesyom do Sertão chamou o amigo e lhes disse: "Sejai forte e cabra macho, pois farás entrar o nosso povo na terra que a teus pais o Senhor das Alturas prometeu. És tu que lhes darás como posse esta terra abençoada pelos santos e deuses d'África e d'Amazônia. O próprio Senhor das Alturas, mesmo invisível, marchará à tua frente". E mais disse o profeta e patriarca, esposo e companheiro de três mulheres - Zípora Brito sendo a primeira - e pai de 33 filhos e filhas, quase todos futuros torcedores do tricolor das Laranjeiras, no Rio(ª¹): "Mas antes de morrer tenho dois pedidos a fazer. Só dois, e ponto final".

E os pedidos foram feitos. E foram feitos os pedidos a Josué dos Santos Oberdadan: "Primeiro, que ordenes a construção de templos, para que neles sejam guardadas e bem guardadas cópias autenticadas dos Dez Mandamentos e dos Atos Institucionais, que representam a Aliança do Senhor das Alturas com a Humanidade. O primeiro templo será construído em Jucurutu; o segundo, em Santa Cruz do Inharé; o terceiro, em Santa Luzia, no Seridó paraibano. Um quarto templo, o principal, deverá ser construído em Caicó e receberá o nome de Castelo de Engady e nele serão guardados os originais das Leis do Senhor, já nomeadas por mim e pela história bíblica".

"O meu segundo pedido: Já que o Senhor determinou que eu não deveria entrar nas cidades seridoenses, gostaria de pelo menos ver a maior delas, mesmo levando em conta que hoje não passa de um simples vilarejo, um nadinha de nada. Leva-me, pois, à Serra de Samanaú, futura São Bernardo, para que eu possa sentir o esplendor da região mesopotâmica de Caicó(ª²), ou Queicuó segundo a denominação dos tapuias que por lá habitam. Para mim, será a glória das glórias, pois, em todo o universo, só existirão três cidades com beleza ímpar: Rio de Janeiro, Paris e Caicó, não necessariamente nesta ordem(ª³). Depois poderei morrer em paz".

E assim aconteceu. Do alto da Serra de Samanaú, Moysés Sesyom do Sertão pode contemplar a beleza das terras que verdejavam em torno de Caicó, já que era um ano de bom inverno(ªª¹). E os seus olhos se encheram de lágrimas. E logo depois, morreu de morte morrida. Ao contrário de Aijesus da Cruz, que, décadas décadas e décadas depois, morrerá de morte matada, montado num jumento, assim diz o Novo Testamento(ªª²).

Próximos capítulos:
O funeral de Moysés Sesyom do Sertão
A tristeza do Senhor das Alturas

Notas:

(¹) Buchada : comida sertaneja à base de miúdos e tripas de carneiro, ovelha, cabrito ou bode; Meladinha : cachaça com mel e limão.
(²) Embuchar : Engravidar.
(³) De barreira a barreira : Diz-se de um rio na enchente, com a correnteza de margem a margem.
(ª¹) Possível referência ao Fluminense Futebol Clube, agremição esportiva criada no início do século XX da Era Comum, ou seja, em 1902 EC.
(ª²) A cidade de Caicó, no sertão potiguar, fica situada no encontro dos rios Seridó e Barra Nova.
(ª³) Sobre este assunto, a opinião de Josué dos Santos Oberdadan será um pouco diferente: para ele, as três mais belas cidades do mundo, no futuro, seriam London London, Rio de Janeiro e Caicó. Não necessariamente nesta ordem.
(ªª¹) Há aqui uma desconcertante contradição n'O Livro dos Livros: se "era um ano de bom inverno", evidentemente do alto da Serra do Samanaú daria para ver o Seridó de barreira a barreira. O mais correto seria afirmar: "fora um ano de bom inverno". Decerto, houve falha na revisão textual de Eme Costa, o Ateu.
(ªª²) Trata-se, evidentementem, de uma licença poética usada pelo Redator do Primeiro Testamento, tomando como base os versos populares de um futuro cantador paraibano, por Zélimeira conhecido.

11 comentários:

Unknown disse...

Moacy, amigo querido! Hoje você exagerou!

Então foi daí que nasceu a torcida do Tricolor?

A dúvida entre as tres cidades: Rio de Janeiro, Paris e Caicó, e em seguida London.... Esse Moyses Sesyom era um GÊNIO!!!!

Fiquei um pouco embrulhada do estômago ao saber que existe no mundo um prato, ou refeição que seja, chamada "buchada". Deve ser o horror dos horrores.

Pelo menos Moyses morrerá de morte morrida e não de bala perdida.

Genial Moacy, (tirando, claro a tal da buchada de tripas)..

Parabéns, amigo

Beijos

Mirse

Mariazita disse...

Oi
Tenho passado por aqui quase todos os dias - em silêncio :))) - umas vezes porque é mt à pressa, outras porque não sei o que dizer...há muita coisa que me escapa, termos que desconheço, etc.
Mas este "O Livro dos Livros" dá-me volta à cabeça - como dizemos em Portugal (não sei se também no Brasil). É um verdadeiro tratado!
Não posso perder nem um só capítulo.
Vou vigiando...

Boa semana.

Beijinhos
Mariazita

BAR DO BARDO disse...

História que nunca levará um ponto final, suponho...

líria porto disse...

de barreira a barreira - adoro!

Anônimo disse...

OI Moacir
Sou Fátima Souza da Rádio online CN Agitos, aqui de Currais Novos, temos um programa só de poesia, todas as segundas-feiras, 18h, com Eme Gomes. Hoje indicamos seu blog no programa.
Depois add o nosso MSN radiocnagitos@hotmail.com
para vc participar com a gente
Grande abraço!!!

Moacy Cirne disse...

Caro ANôNIMO:

Não tenho MSN ou Orcute, ou algo similar. Como fazer, então? De qualquer modo, grato pela indicação.

Um abraço.

Mariazita disse...

Aconselho-o a ir à minha "Casa".
Lá encontrará um verdadeiro encantamento...

Beijo
Mariazita

Lívio Oliveira disse...

Belo como o nascimento de uma deusa...

Anônimo disse...

Oi Moacy!Isso tá parecendo novela das boas...heheeh...brincadeirinha...Mas o nascimento de Vênus é lindo, talvez um dia eu faça uma réplica...sério!
Servi seu café lá na cafeteria e vc não apareceu pra tomar, vc foi o homenageado do sábado retrasado. Que pena que o café já esfriou...
um abraço

Hercília Fernandes disse...

Adorei, Moacy.

Sempre muito bom ler os números do senhor das alturas.

Bravíssimo!

Beijos :)
H.F.

Adrianna Coelho disse...


ah, vou procurar (e ler) os capítulo que não li, até chegar aqui... tenho que me atualizar! hehe

beijão!